Bullying

0 comentários
                                          " Jogo sobre o bulliyng"

Mostramos-lhe então um vídeo sobre um jogo de prevenção de bullying, este tema já foi falado no nosso blog mas temos consciência de que este é um tema ainda com muitos tabus e queremos acima de tudo consciencializá-lo, seja para estar mais atento ao seu filho ou às crianças que o rodeiam.
Este jogo foi criado com o objectivo de alertar não só quem sofre de bullying mas também quem observa ou quem pratica. Sabemos que, infelizmente, as crianças conseguem ser um pouco maldosas na sua inocência e que qualquer assunto serve para elas discriminarem outra criança portanto fique atento ao que o rodeia!





                                         "Como terminar com os medos?"
Existem inúmeros medos e inúmeras formas de terminar com eles, mas o medo mais frequente nas crianças que gaguejam é mesmo o medo de gaguejar enquanto falam, por isso apresentamos aqui uma forma de terminar com os medos o jogo do "tiro ao alvo" ! Este jogo consiste em pegar num tabuleiro normal deste jogo e ir aumentando o grau de medo consoante a área, por exemplo na área mais exterior :" tenho medo de cães" e na área mais interior "tenho medo de gaguejar" assim a criança e quem a acompanha vão destruindo os medos à medida que conseguem acertar neles com as setas.

Lembre-se: a psicologia tem uma grande importância principalmente quando lidamos com crianças!



                                           "Gaguez é sinal de sofrimento?"
" O principal objectivo na gaguez,enquanto Terapeuta, é a diminuição do sofrimento.O sofrimento do gago é uma coisa que a maior parte das pessoas não imagina. "
(Pedro Aires de Sousa)

O gago por vezes não consegue expressar o seu pensamento, sofrendo e para não mostrar que é gago opta muitas vezes evitar falar. Esta atitude remete-o para um sentimento de frustração  angústia e muita tristeza, pois ele tinha uma mensagem que era importante para ele, que poderia ser benéfica para o outro, mas que ele não conseguiu expressar.
Pedir um pastel de bacalhau em vez de um pastel de nata, pedir uma cerveja em vez de uma café são situações frequentes no dia-a-dia de um gago. O gago fá-lo para não mostrar que é gago, fazendo o possível para não gaguejar. A repetição destas situações fazem com que o gago se auto-desvalorize e se sinta irritado,sofrendo. 
O rolar destes sentimentos faz com que o gago desista de alguns objectivos pessoais, como por exemplo frequentar um curso na universidade, exercer algumas profissões, participar em palestras, entre outros. Todas estas situações provocam no gago um sentimento de tristeza e sofrimento.




                                  "O "gago" e as relações sociais"


    Testemunho de manifestações de gaguez que ocorrem em diferentes  relações e em vários momentos da historia de vida da pessoa.

Pergunta: Na escola como é ler ou apresentar trabalhos?
Resposta: Para mim é a pior parte... é horrível... é muito mau mesmo... ter que me expor assim... sofro muito.

Pergunta: E com os seus amigos na escola?
Resposta A: Eu fico mais... fico mais solto... acho que é quando jogo futebol com os meus amigos... fico muito mais solto... só em algumas palavras é que começo a gaguejar. 
Resposta B... leitura, meu Deus, quando tinha que ler... na fila... eu queimava por dentro quando era pequeno, quando chegava à minha minha vez eu morria de medo. 

Pergunta: E com pessoas da sua idade?
Resposta: Eu converso... bastante... eu solto-me muito.
    
    Ao ver diferentes tipos de gaguez ocorrendo em diferentes relações sociais, ve-se que a gaguez é marcada pelas experiências, pelas vivências da pessoa e pelo que lhe é significativo.
    As diferentes relações sociais interferem na produção da fala, ou mais especificamente, na sua gaguez, pois o modo de se relacionarem varia de acordo com os seus interlocutores, papeis que assumem e situações que vivenciam. Pino (2005), diz que no complexo sistema das relações sociais, as posições e os papeis associados a essas posições vão definir a função social dos sujeitos. Ou seja, como se situam uns em relação a outros, dentro de uma determinada formação social e quais as formas de conduta, tais como, de pensar, falar, agir, sentir, etc., que são esperadas delas em relação a essa posição.
    As pessoas gagas apresenta vários modos de manifestar a gaguez, com maior ou menor intensidade, dependendo das diferentes relações sociais, dos seus ouvintes e da relação que com eles estabelece.



                           
 

Conhecer a Gaguez Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Emocutez