"Gostava de saber se alguém tem ou conhece alguém que tenha alguma experiência relativa ao tratamento de gaguez...
Eficácia... Satisfação... Etc...
Alguém tem algo a dizer?"
E as respostas:
Agora só gaguejo se estiver numa situação nervosa. Quando digo às pessoas que sou algo gaga, até ficam admiradas.
Mas já tive muitos problemas por isso, gozavam comigo, cheguei a recusar-me a ler em voz alta nas aulas..."
"Procura um bom terapeuta da Fala! "
(Esta pergunta e respetivas respostas foram retiradas do seguinte site: http://forum.autohoje.com/off-topic/95511-tratamento-de-gaguez.html)
Com esta quantidade de respostas variadas o que nós quisemos provar foi que muitas ideias se têm sobre a gaguez, que se cura ao falar a cantar, que se cura com um susto, entre muitas outras mas a verdade é que a gaguez não tem cura, pode ser atenuada sim, mas uma vez "gago" irá conviver com a gaguez durante toda a sua vida. Não queremos assim transmitir-lhe uma mensagem negativa porque existem formas de lidar com esta disfluência, tal como a cor dos nossos olhos a gaguez faz parte da pessoa que a tem portanto deve aceita-la e não rejeita-la ou sentir-se frustrado à custa desse pormenor que o torna tão único.
Mas voltemos então ao título desta mensagem, a gaguez não tem cura mas tal como dissemos anteriormente pode ser atenuada e a forma de se atenuar esse problema é procurando um terapeuta da fala mas não só, todos nós em casa, na rua, no trabalho podemos atenuar este problema. Se é pai e tem um filho gago não apresse isso só piora a situação, dê-lhe tempo, se é amigo de um gago ou se está apenas a comunicar com um esforce-se por tentar compreendê-lo, por não o fazer sentir-se ainda pior com a sua particularidade, experimente olha-lo nos olhos! Se é professor, lembre-se sempre da resposta ali em cima escrita "cheguei a recusar-me a ler em voz alta nas aulas" compreenda que para a criança é complicado ler muito mais complicado será ler em frente a tantas pessoas, expor assim o seu problema.
Esperamos que esta mensagem lhe tenha sido útil. :)