terça-feira, 30 de outubro de 2012

A gaguez tem cura?

Publicada por Unknown à(s) terça-feira, outubro 30, 2012 0 comentários
Antes de iniciarmos a nossa explicação sobre este tema iremos colocar algumas respostas que encontramos num fórum cuja pergunta era:

"Gostava de saber se alguém tem ou conhece alguém que tenha alguma experiência relativa ao tratamento de gaguez...
Eficácia... Satisfação... Etc...

Alguém tem algo a dizer?"

E as respostas: 

Muitos exercícios de respiração, deram resultado.
Agora só gaguejo se estiver numa situação nervosa. Quando digo às pessoas que sou algo gaga, até ficam admiradas.

Mas já tive muitos problemas por isso, gozavam comigo, cheguei a recusar-me a ler em voz alta nas aulas..."

"Procura um bom terapeuta da Fala! "

(Esta pergunta e respetivas respostas foram retiradas do seguinte site: http://forum.autohoje.com/off-topic/95511-tratamento-de-gaguez.html)

Com esta quantidade de respostas variadas o que nós quisemos provar foi que muitas ideias se têm sobre a gaguez, que se cura ao falar a cantar, que se cura com um susto, entre muitas outras mas a verdade é que a gaguez não tem cura, pode ser atenuada sim, mas uma vez "gago" irá conviver com a gaguez durante toda a sua vida. Não queremos assim transmitir-lhe uma mensagem negativa porque existem formas de lidar com esta disfluência, tal como a cor dos nossos olhos a gaguez faz parte da pessoa que a tem portanto deve aceita-la e não rejeita-la ou sentir-se frustrado à custa desse pormenor que o torna tão único.
Mas voltemos então ao título desta mensagem, a gaguez não tem cura mas tal como dissemos anteriormente pode ser atenuada e a forma de se atenuar esse problema é procurando um terapeuta da fala mas não só, todos nós em casa, na rua, no trabalho podemos atenuar este problema. Se é pai e tem um filho gago não apresse isso só piora a situação, dê-lhe tempo, se é amigo de um gago ou se está apenas a comunicar com um esforce-se por tentar compreendê-lo, por não o fazer sentir-se ainda pior com a sua particularidade, experimente olha-lo nos olhos! Se é professor, lembre-se sempre da resposta ali em cima escrita "cheguei a recusar-me a ler em voz alta nas aulas" compreenda que para a criança é complicado ler muito mais complicado será ler em frente a tantas pessoas, expor assim o seu problema.

Esperamos que esta mensagem lhe tenha sido útil. :)

domingo, 28 de outubro de 2012

4º Mito

Publicada por Unknown à(s) domingo, outubro 28, 2012 0 comentários


" Nervosismo, ansiedade, insegurança, timidez e baixa auto-estima podem causar gaguez? "

 - Factores psicológicos não causam gaguez, embora possam agravá-la. Além disso, também está incorrecto dizer que pessoas que gaguejam tenham mais tendência a serem nervosas, ansiosas, tímidas ou com baixa auto-estima. Algumas pessoas com gaguez podem apresentar ansiedade, insegurança, timidez e/ou baixa auto-estima para falar, mas essas características tendem a ser consequências de vivências comunicativas frustrantes relacionadas à gaguez e não causas da gaguez. 





3º mito

Publicada por Unknown à(s) domingo, outubro 28, 2012 0 comentários

“ Se a pessoa tiver força de vontade para falar, ela consegue falar sem gaguejar”

- A gaguez é involuntária, a pessoa que gagueja não consegue controlar de forma absoluta a sua fala. Por isso, nem uma grande força de vontade conseguiria impedir a pessoa de gaguejar.
No entanto, a força de vontade pode ajudar na “recuperação” da gaguez, pois pode facilitar a adesão aos tratamentos especializados. 

Causas da Gaguez

Publicada por Unknown à(s) domingo, outubro 28, 2012 0 comentários

Factores Genéticos: Estudos realizados com gémeos têm demonstrado uma elevada concordância para a gaguez em gémeos monozigóticos (os "gémeos verdadeiros") comparativamente com os gémeos dizigóticos ("os gémeos falsos"). Também os familiares em 1º grau de "gagos" têm um risco 3 vezes superior de desenvolver esta perturbação.

Factores Neurológicos: Actualmente prevalece a teoria de que a gaguez resulta de disfunções neurológicas suaves que interrompem o tempo necessário para a produção de fala. 

Alterações estruturais/funcionais: Estudos em "gagos" referem que estes têm dificuldade em coordenar o fluxo de ar, a articulação verbal e o sistema de ressonância. Existem autores que referem que a gaguez pode ser adquirida devido a uma lesão cerebral.

Factores psicológicos e/ou Sociais: A nossa sociedade valoriza muito a capacidade de comunicarmos livremente sem qualquer disfluência, o aparecimento de um problema de fluência como este irá afectar a vida de um individuo pois este seu problema será sobrevalorizado muitas vezes, por exemplo se ele for rotulado como "gago" o problema irá evidenciar-se ainda mais podendo ser agravado.

Sendo assim a gaguez pode ter como origem várias causas ou mesmo uma interrelação entre estes vários factores.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Questionário

Publicada por Unknown à(s) sexta-feira, outubro 26, 2012 0 comentários
Aqui ficam as perguntas do questionário que fizemos no fórum Algarve na passada quarta-feira. Mais tarde iremos fazer um post com a análise dos resultados obtidos.













































1. Sabe o que é a gaguez? 
           É uma doença que se pega           
           É um problema de linguagem
           Não sei                            

2.Quando começa a gaguez?
           Nasce-se gago      
           Quando se apanha um susto
           Quando se adquire a linguagem
           Na idade adulta
           Não sei

3. Pode deixar-se de ser gago?
           Sim
           Não
           Não sei

4.O que os pais devem fazer ao perceber que o seu filho é gago?
           Nada, não tem cura
           Procurar apoio especializado (Terapia da Fala, Psicologia, …)
           Chamá-lo à atenção
           Dizer-lhe para respirar
           Não sei

5. O que acha que pode causar a gaguez?
Sentimentos
Acontecimentos familiares
            Vem de outros familiares (Genéticos)
As pessoas que a rodeiam pressionam-na
Não sei
  
6. Como acha que um gago se sente?
Sentimentos negativos (medo, vergonha, culpa, frustração)
Zanga
Isola-se
Não sei

7.O que se pode fazer para melhorar a gaguez?
Completar as frases ou palavras em falta quanto esta está a falar
Dar-lhe alternativas de resposta. (ex: “foste tu ou o teu colega?”)
Manter o contacto ocular (olhar nos olhos)
Falar devagar
Não sei

8. Acha que a população sabe o que é a gaguez?
             Sim
            Não

Mitos ...

Publicada por Unknown à(s) sexta-feira, outubro 26, 2012 0 comentários
Boa noite. Aqui segue mais um mito:

“ As pessoas gagas são menos inteligentes”



- Não há relação de causa entre gaguez e inteligência, ou seja, não é falta de inteligência que causa a gaguez e nem a gaguez que deixa a pessoa menos inteligente.
Algumas pessoas com gaguez tendem a expressar menos as suas opiniões oralmente; eventualmente esta atitude pode dar a impressão para o interlocutor de que a pessoa é menos inteligente.

Estudo monstro

Publicada por Unknown à(s) sexta-feira, outubro 26, 2012 0 comentários
"Estudo monstro" foi um estudo realizado por um Terapeuta da Fala gago, o objectivo era estudar se a gaguez era um hábito adquirido ou não.

E o porquê de ser um estudo monstro? Esta experiência consistia em pegar em dois grupos de crianças, um grupo de crianças gagas e o outro de crianças com fala fluente, e iria tentar induzir a gaguez no grupo de crianças que não gagueja.Se conseguisse induzir a gaguez conseguia provar que a gaguez é um comportamento adquirido. E como iria ele induzir a gaguez? De uma forma simples e que muitas vezes erradamente os pais/professores fazem ... rotular a criança como gaga, dizendo-lhe: "tu falas mal! Tu gaguejas!" assim a criança iria ficar obcecada com a sua fala, iria acreditar que gagueja realmente e dessa forma iria gaguejar.

No caso das crianças que gaguejam iria tentar modifica-las dizendo-lhes que falavam muito bem.
Este estudo é "monstro" pois desrespeitou qualquer uma das crianças .

Se tiver curiosidade em saber mais sobre o assunto pode fazer o download do pdf sobre o estudo aqui.





quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Fomos para a rua ...

Publicada por Unknown à(s) quarta-feira, outubro 24, 2012 0 comentários
Esta tarde, fomos para o Fórum Algarve fazer questionários a diversas pessoas de diferentes faixas etárias.
Percebemos então que tanto nos jovens,adultos e idosos há uma grande dúvida sobre o que é especificamente a gaguez, a sua causa e o seu tratamento.
Ao longo das várias perguntas foram-nos feitas algumas questões sobre este tema mostrando assim que estavam interessadas em aprofundar o conhecimento, visto que o conhecimento que tinham era o básico e por vezes errado.


Algumas frases "pertinentes" durante o questionário :

" O meu pai quando está a chatear-se comigo começa a gaguejar "
" Então quando a criança começa a gaguejar devemos sempre dizer para ela ter calma e dizer-lhe que não está a falar bem"
" Então uma pessoa assusta-se pode ficar gaga não é?"


A adesão aos questionários foi bastante positiva! 

terça-feira, 23 de outubro de 2012

O que andamos a fazer

Publicada por Unknown à(s) terça-feira, outubro 23, 2012 0 comentários
Para já estamos a organizar o nosso trabalho final, sim porque além de estarmos a construir este blog para informar e sensibilizar estamos a tentar realizar um vídeo com uma criança/adolescente gago de modo a que este nos diga o que sente e o que sentia sobre as dificuldades que tinha em falar.

Mas para além desse vídeo iremos amanhã, quarta-feira dia 22 de Outubro, realizar questionários sobre a gaguez no fórum em Faro de modo a compreender o que as pessoas sabem sobre este tema e informá-las sobre a importância do dia de ontem (Dia Internacional da Gaguez).

Como tal deixamos-lhes um vídeo de sensibilização que passa no Brasil:



Pedimos-lhe que compreenda o facto de grande parte dos vídeos estarem em português do Brasil mas grande parte dos recursos são fornecidos pelos nossos colegas fonoaudiólogos (os terapeutas da fala brasileiros) pois no país deles esta área está muito mais desenvolvida, esta é também a explicação do porquê que quando pesquisa sobre este assunto muitos blogs ou sites são brasileiros.
Mas para ter alguma informação portuguesa deixamos-lhe aqui o site da Associação Portuguesa de Gagos:
http://www.gaguez-apg.com/index.php?option=com_content&task=view&id=23&Itemid=37.


Até à próxima!

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

22 de Outubro - Dia Internacional da Gaguez

Publicada por Unknown à(s) segunda-feira, outubro 22, 2012 0 comentários


Mais de 10 mil portugueses são afectados pela disfluência comunicacional mais conhecida por gaguez. No âmbito do Dia Mundial da Gaguez, assinalado esta segunda-feira, o terapeuta da fala, Gonçalo Leal, partilha as suas visões sobre o que é e como é sofrer de gaguez.



sábado, 20 de outubro de 2012

Gaguez e bullying

Publicada por Unknown à(s) sábado, outubro 20, 2012 0 comentários
Já alguma vez se questionou sobre o quanto as crianças sofrem com a gaguez?
Antes de mais convém explicar que este será um blog que irá falar muito sobre crianças em idade escolar pois é esse objectivo, mas não só.

Mas voltando ao assunto principal, as crianças sofrem com a gaguez não só com a frustração e irritação que a falta de capacidade de continuar uma palavra lhes traz mas também com a maldade das outras crianças, ou mesmo adultos! É mais do que sabido que com a sua inocência as crianças são cruéis, cruéis porque não sabem que não devem dizer tudo o que pensam ou mesmo cruéis porque a sociedade assim as molda, mas existem casos em que essa maldade continua devido aos pais/educadores não as incentivarem a deixar essa maldade então essas crianças são muitas vezes causadoras de bullying.

O que é então bullying? Bullying é um termo utilizado para descrever actos de violência física ou psicológica provocada por um indivíduo ou um grupo de indivíduos.

Deixamos-lhe então o testemunho de uma mãe cujo filho foi vitima de bullying no Brasil.





Caso conheça algum caso não hesite em denunciar! Quanto mais cedo pudermos acabar com o sofrimento dessas pessoas melhor!

Mitos sobre a gaguez

Publicada por Unknown à(s) sábado, outubro 20, 2012 0 comentários

Todas as semanas iremos publicar 1/2 mitos sobre a gaguez. Como todos nós sabemos existem diversos mitos sobre este tema.
Vamos desvendar e explicar alguns ao longo das semanas.


 " A gaguez é um hábito adquirido"




- Esta afirmação remete-nos a que a pessoa começaria a gaguejar voluntariamente e, com a prática, a gaguez se tornaria automática. Contudo, isto não é a realidade. Esta disfunção é resultado de uma predisposição genética ou de uma alteração na estrutura do próprio cérebro. Portanto, a gaguez não pode ser aprendida por imitação, porque ocorre em pessoas que, de alguma forma, estão propensas a ela.

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

O que é a gaguez?

Publicada por Unknown à(s) sexta-feira, outubro 19, 2012 0 comentários
A Gaguez, segundo a Organização Mundial de Saúde (O.M.S.), "é uma perturbação no ritmo da fala, no qual os indivíduos sabem com precisão o que querem dizer, mas podem sentir dificuldade devido a paragens involuntárias (repetições, prolongamentos ou bloqueios de som)."

O que isso quer dizer é que os gagos não o fazem propositadamente, não o fazem porque não gostam da pessoa com quem falam, ou porque a querem irritar. Fazem-no porque não conseguem controlar.

As características comuns da gaguez são as seguintes:

  • Repetição de palavras ou dos sons das palavras;
  • Prolongamento dos sons das palavras;
  • Bloqueios, ou seja, eles param de falar ficando bastante aflitos;
  • Tensão facial;
  • Associam alguns movimentos, como mexer as mãos ou os pés;
  • A respiração parece estar alterada.
Se tiver curiosidade em compreender um pouco mais sobre a gaguez veja o filme : "O discurso do Rei" .



segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Opinião sobre a gaguez

Publicada por Unknown à(s) segunda-feira, outubro 15, 2012 0 comentários


Este vídeo retrata a opinião de uma psicóloga sobre a gaguez e como abordá-la nos mais diversos contextos da vida da criança gaga.

Quem somos nós?

Publicada por Unknown à(s) segunda-feira, outubro 15, 2012 0 comentários
Somos um grupo de alunas do 2º ano de Terapia da Fala da Universidade do Algarve e criamos este blog no âmbito da unidade curricular de Fluência na qual falamos sobre algumas perturbações da fluência sendo uma delas a gaguez.
O nosso objectivo é dar a conhecer a gaguez e sensibilizar a população utilizando este blog.
Iremos, ao longo do tempo falar sobre o nosso projecto de grupo e sobre algumas curiosidades, mitos, entre outros sobre a gaguez!







Esperamos que nos visite e que se divirta a tirar as suas dúvidas!



 

Conhecer a Gaguez Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Emocutez